terça-feira, 27 de março de 2012

ERJ 2012 (Fotos)

Para quem estava aguardando, aí estão as fotos do ERJ 2012, que aconteceu no colégio Oliveira Castro em Itaquarí, Cariacica, nos dias 24 e 25 de Março. E claro a MVL estava presente com seu ministério animando a juventude sentinela.

Confiram as fotos:



segunda-feira, 26 de março de 2012

ERJ 2012, simplesmente perfeito!

Pra quem foi no ERJ 2012, sabe que o evento foi perfeito.
Em todos os momento sentimos a presença de Deus naquele lugar!
Nós da Missão Vem Louvar agradecemos o convite para animar a galera, para nós foi um prazer servir, e estamos a disposição.

Quem foi no ERJ faz o sinal de sentinela o7
Para quem não foi, relaxa, ano que vem tem mais!
E não se esqueçam o EEJ (Encontro Estadual de Jovens) está vindo aí!

Fotos do ERJ em breve aqui no blog, aguardem.

Aqui tem jovem, aqui tem fogoOOOoooOOOOooooOOOoo!!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

2000 Visitas #MuitoObrigado


Bem galerinha, vinhemos aqui humildemente agradecer a todos vocês que nos ajudam na divulgação e na intercessão pelo nosso blog.
No último dia 17 completamos apenas 5 meses de evangelização e essas 2000 visitas foi uma surpresa maravilhosa que Deus nos deu. Saber que o que a gente posta é bem-visto pelos nossos leitores e é por isso que a cada dia, o pouco tempo que temos por causa da correria do dia-a-dia, nós doamos o que de melhor Deus nos deu.
Dentre essas duas mil visitas, se pelo menos uma fez a diferença na vida de alguém nós já ficamos felizes, aí a nossa missão vai estar cumprida.

Em nome de toda a equipe da Missão Vem Louvar, coordenadores, servos, blog, dança, teatro, pregadores, ministério de música e tantos outros, aqui vai o nosso,
MUITO OBRIGADO





segunda-feira, 19 de março de 2012

No dia de São José, uma bela história!

 A resposta de São José

Catarina, uma jovem e piedosa costureira, sempre tivera muita devoção a São José. Desde bem pequena, sua avó lhe ensinara que o grande Patriarca da Igreja velava, com carinho, pelas necessidades espirituais e materiais dos que a ele recorressem, pois fora o guardião e ecônomo da Sagrada Família. Na igreja de sua pequena cidade, havia uma bela imagem do santo, a quem ela visitava todos os dias, depois de assistir à Missa, com muito recolhimento e fervor.
Sua família era simples e muito religiosa. A mãe ficara viúva cedo e, por isso, viviam as duas com a avó, e se mantinham à custa das costuras de ambas. Ainda menina, habilidosa e inteligente, aprendera com elas a costurar e a bordar, e o fazia com perfeição. Trabalhava em um ateliê de alta costura e era a melhor profissional do lugar. Dona Marieta, proprietária do estabelecimento, a estimava muito e reconhecia seu talento.
Além de atender aos clientes com muita educação e cordialidade, não deixava de manter uma prosinha com eles, contando histórias dos santos e animando-os na Fé. Por isso, muitos a faziam de confidente, pois ela ouvia seus problemas e dificuldades com interesse e dava-lhes bons conselhos, não sem deixar de recomendar muito amor a São José.
Sao Jose_.jpg
Catarina sempre recomendava a todos
muito amor e devoção a São José
Porém, precisou diminuir um pouco o trabalho, por uma súbita doença da avó. Dedicando-se a ela completamente, não teve outro remédio senão abandonar o emprego, ficando como sua enfermeira particular. A pobre senhora teve uma enfermidade um tanto longa e dolorosa, resultando no fim de todas as economias da família. As costuras da mãe já não bastavam para tudo... Acabaram ficando com várias dívidas para pagar.
Afinal, tendo-se recuperado a boa anciã, Catarina tentou voltar ao trabalho. No entanto, no ateliê já haviam ocupado seu lugar e precisava ficar em uma longa fila de espera. A senhora Marieta, por mais que a considerasse, era uma mulher de negócios e não estava disposta a contratar mais alguém, sem necessidade, e tampouco iria despedir a nova funcionária sem justa causa. Como a cidade era pequena, eram poucas as opções para a jovem.
Pensou, então, em fazer costuras particulares, mas ia ser mais difícil, porque os clientes continuavam a buscar o ateliê. Sua única saída era voltar para lá, pois precisava pagar as dívidas e sustentar a casa. Contudo, como seria aceita de volta? Não queria prejudicar a nova costureira, pois deveria também necessitar daquele trabalho...
Vendo-se em tamanha dificuldade, Catarina foi à igreja e pôs-se de joelhos diante de São José, pedindo-lhe que não lhe faltasse nessa emergência. De repente, teve uma inspiração e voltou correndo para casa...
A moça tinha uma pombinha de estimação, muito alva e mansa, com quem brincava e se distraía. Era tão afetuosa com o bichinho, que a pomba costumava fazer seus passeios aéreos todos os dias e voltava tranquilamente, à tarde, sem jamais se perder. Chegando em casa, afogueada pela corrida, pegou um papelzinho onde escreveu um bilhete. Pegou a pomba e amarrou-o com cuidado na patinha. Soltando-a, no ar, disse:
- Voe, minha pombinha, e leve esta mensagem a São José.
E ficou tranquila, na certeza daquela mensagem urgente cruzar os céus e chegar até o Santo Patriarca. Mais tarde, quase ao entardecer, a pombinha regressou para casa, sem o bilhete em sua patinha... A resposta de São José não se fez esperar por muito tempo!
No dia seguinte, bem cedinho, dona Marieta tocava à porta da casa da jovem, perguntando por ela. Depois de cumprimentá-la, foi logo dizendo:
- Catarina, venho aqui tão cedo porque preciso de seu serviço ainda hoje!
imagem_.jpg
Habilidosa e inteligente, aprendera
desde cedo a costurar e a bordar
Então narrou-lhe o acontecido. Naquela mesma manhã, antes do raiar do dia, havia recebido a visita de um venerável ancião, encomendando- lhe algo muito importante, de parte da senhora mais rica da cidade vizinha. Queria ela uma série de bordados para decorar sua nova casa, bem como o vestido de aniversário de sua filha, pois esta completaria quinze anos em pouco tempo. Entretanto, fazia questão do trabalho ser feito por Catarina, pois havia tido notícias de ser ela a melhor costureira e bordadeira da região. Como a dona do ateliê afirmasse já não mais contar com seu trabalho, o ancião disse que então levaria o material que trazia de volta, pois havia recebido recomendação expressa a esse respeito.
Dona Marieta, percebendo valer a pena o negócio para o seu renome e o de seu ateliê, não teve dúvida em afirmar ao respeitável senhor que a moça retomaria suas atividades ainda naquele dia. Com isso, ele havia deixado os tecidos e os desenhos, segundo os quais deveriam ser executados os trabalhos, e se retirou. E ela ali estava a suplicar-lhe para retomar o emprego.
Não podendo mais conter as lágrimas de emoção, contou para sua patroa o que fizera na tarde anterior. Como havia chegado rápido a resposta de São José! Dona Marieta também se emocionou e quis acompanhar sua funcionária e amiga à igreja, para onde se dirigiu com a mãe e a avó a fim de agradecer a seu santo protetor tão grande benefício.
O fato correu pela vizinhança, fazendo crescer enormemente a devoção de todos, e uma Missa solene foi encomendada por Catarina, em ação de graças pelo auxílio do ilustre padroeiro. Por ocasião de sua festa, que não demorou muito a chegar, ruas e praças se engalanaram para celebrar o grande Patriarca da Igreja, na certeza de nunca faltar sua ajuda a todos os que a ele recorrem com amor e confiança, e deram-lhe o título do patrono da cidade.

São José, rogai por nós!

Fonte: Revista Arautos do Evangélio, Março de 2012.
Colaboração: Iza Félix

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tipos de namoro e dicas para completar a sua laranja


 Você está querendo arranjar uma namorada(o) mas não sabe como? Então siga essa dicas!
O Padre Chrystian Shankar está fazendo um estrondoso sucesso na internet com um vídeo que enscina e dá dicas de como conseguir uma namorada(o).

Veja o vídeo:

 Gostou das dicas do Padre Chrystian? 
Agora leia o cardápio dos tipos de namoro do Padre Sostenes Vieira e escolha bem!

 TIPOS DE NAMORO

Quando queremos tomar um refrigerante, não basta dizer “querorefrigerante”! É preciso que se escolha também que tipo de refrigerante se quer tomar; assim acontece com um monte de outras coisas: pizza, sorvete, chocolate, etc..

Mas como infelizmente na vida nem tudo é perfeito… já ouviu falar daquela história do “pode ser”? O “pode ser” é assim… digamos que você quer um tipo de refrigerante e como não tem o que você quer o atendende diz: “pode ser _ _ _ _ _”? E aí você diz: “PODE SER”.

Porém nossa conversa hoje não é sobre refrigerantes… é sobre namoro. Que tipo de namoro você quer ter? Que tipo de namoro você tem?

Eis o cardápio de Namoros:

      
  1. Namoro UFC (é só pancada… eles vivem brigando…)
  2. Namoro Fórmula 1 (é tudo muito rápido, também conhecido como namoro avançado. Nesse relacionamento as pessoas, podem se machucar muito, pois andam em altas velocidades afetivas. Muitas vezes fazem coisas que somente as pessoas casadas fazem. Cuidado! Você pode se machucar.)
  3. Namoro Agente Secreto (é que ninguém pode saber, geralmente nós só precisamos esconder aquilo que é errado, pense nisso…)
  4. Namoro Amnésia (namora uma pessoa só pra esquecer outra, “ninguém merece, não é?”)
  5. Namoro Casa de Recuperação (fica com uma pessoa só pra ajudar a sair das drogas, você deve namorar com alguém somente se for a pessoa certa, você não é casa de recuperação!)
  6. Namoro Funcionário Fantasma (ele nunca aparece…)
  7. Namoro Soqueira (estou te usando só pra machucar alguém…)
  8. Namoro Galinha (pessoa fica c/ a outra só por “pena” é preciso que exista amor não pena!)
  9. Namoro Catequista (a pessoa diz: “vou ficar com ele (a) só pra levá-lo pra igreja (ou pra Deus”))
  10. Namoro Revestimento Acústico (por fora ninguém escuta nada, mas por dentro “tá um barulhão” é preciso conversar, dialogar resolver as situações)
  11. Namoro 2 Vs (porque vai e volta toda hora…)
  12. Namoro Tartaruga (estão há mais de 10 anos e nada de casar, deixa de enrolar…!)
  13. Namoro Patrão e Empregado (um vive mandando no outro! Em relacionamento verdadeiro vocês devem aprender a se respeitar, decidir as coisas juntos.)
  14. Namoro estrangeiro (vocês nunca falam a mesma língua…)
  15. Namoro home-hotel (transformaram a casa em um hotel, isso acontece muito com aqueles pais, que dizem que preferem que os filhos tenha sexo na própria casa que é um ambiente familiar, onde estão seguros e protegidos etc, etc… protegidos dos ladrões? Talvez sim, mas será que estão protegidos contra um casamento infeliz? O que começa errado pode terminar certo?)
  16. Namoro Conjugal (vivem como marido e mulher, não confunda com o de cima (home-hotel), pois estes aqui, não usam a casa dos pais…)
  17. Namoro Filme de Terror (vive levando susto!! Existem situações de relacionamentos antigos que você precisa resolver, não ache que todo mundo é igual!)
  18. Namoro Jaula (depois que você entrou nele, não pode mais ver ninguém, ele (a) fica te proibindo de estar com pessoas que já faziam parte da sua história antes dele (a) chegar)
  19. Namoro Espaço Sideral (ele é sem limites… aqui também se enxaixa o fammoso “namoro aberto” a pessoa pode se envolver com outras pessoas e tudo bem)
  20. Namoro virtual (na internet… todo mundo sabe pode até começar por aí, mas precisa evoluir ou usando uma linguagem tecnológica… faça uma “atualização”)
  21. Namoro Carretel (é enrolado viu? Cheio de complicações…)
  22. Namoro test-drive (vou dar umas voltinhas com você, se gostar eu levo)
  23. Namoro “queridinho da sogra” (mesmo que alguns achem isso é raro existem situações em que a mãe dele (a) ama o genro ou a nora, mas a pessoa em sí? Nada… )
  24. Namoro Boia (só fico com vc porque não tem outra)
  25. Namoro Massagem (“é só pra relaxar… não quero nada sério”!)
  26. Namoro Gula (tá com o prato cheio, mas continua querendo mais… se você já está com uma pessoa porque ficar olhando pra outras?)
  27. Namoro de Verão (é só por um tempo… “no próximo verão agente continua…”)
  28. Namoro Sanguessuga (rouba todo seu sangue, consome toda sua energia)
  29. Namoro Oficina Mecânica (só lembra de vc quando tá com problema)
  30. Namoro de Negócios (está interessado (a) no retorno financeiro que aquele relacionamento pode trazer)
  31. Namoro Eclipse (é que assim ela(e) não briga porque tem ciúme até da sombra!!)
  32. Namoro “Eu Acho” (porque eles “acham” que se amam ou que devem namorar, mas sem o verdadeiro amor este relacionamento não deve ir muito longe, você só tem uma vida não pense que ela é loteria.)
  33. Namoro Ficção Científica (é tudo muito bonitinho, muito perfeito, mas na realidade as coisas são bem diferentes. Um relacionamento não pode se sustentar com mentiras, tem pessoas que pensam que ele (a) só tem uma e depois descobrem a “Ficção Científica” ele(a) tem outra em um cidade vizinha ou outro lugar em fim, um relacionamento sem confiança não é dos melhores não!)
  34. Namoro “pode ser” (como não tenho que eu queria “pode ser” esse mesmo…)
   35.  Namoro Santo ou Namoro Cristão 
(ah… esse sim é o bom, é verdade que ás vezes esse “prato” demora um pouquinho mais prá ficar pronto, mas não tem problema porque esperar em Deus é na verdade a única forma de ver o tempo passar e saber que não se está perdendo tempo, afinal de contas a Palavra de Deus diz que “existe um tempo pra cada coisa” (Ecl 3,1). Neste namoro astes de perguntar ao seu coração sobre ele (a) pergunte ao “Coração de Deus”… e não tenha pressa… “o apressado come cru” lembra? Além disso nesse namoro as pessoas confiam mais uma nas outras, porque Deus é o Senhor da relação e Ele está em todo lugar. No namoro santo, as pessoas dialogam, conversam, são amigas de verdade, neste relacionamento eles não gostam de queimar etapas, não querem viver o namoro Fórmula 1 ou Espaço Sideral, eles vivem a castidade, que não é uma coisa ruim, uma “castração” como alguns pensam, na verdade castidade é como o fermento do bolo, sem ela o bolo do seu namoro vai ficar murcho, feio e não vai crescer… 

Esse é o cardápio… que tipo de namoro vai querer? Se no refrigerante você aceita o “pode ser” espero que em relação ao namoro você faça uma escolha diferente… nesse momento o Garçom é Deus: “pedi e recebereis” (Mt 7, 7). Se ainda não fez o pedido… o que está esperando? E se já fez… é só esperar que já tá vindo… 

Agora é só saber escolher, bom apetite! (rsrsrs)

Fonte: YouTube (vídeo)
          Blog Canção Nova (Matéria)
Colaboração: Iza Félix

quarta-feira, 14 de março de 2012

ERJ 2012, está chegando


Creia, e nada lhe será impossível

Para Deus nada é impossível, e tudo é possível àquele que crê. O anjo disse a Maria, anunciando que sua prima Isabel estava grávida e já estava no sexto mês: “Nada é impossível a Deus” (Lc 1,37). E Jesus disse: “Tudo é possível para quem crê” (Mc 9,23b).
Algumas pessoas exigem fé dos outros, afirmando: “Você não foi curado porque não acreditou”. Mas não é verdade; nossa fé será sempre do tamanho de um grãozinho de mostarda. Não espere sentir uma grande fé. É preciso pegar a que temos e aplicá-la.
Muitas vezes nos deixamos levar por nossos sentimentos e raciocínios. Por sentirmos nossa fé pequenininha, achamos que não vale a pena semeá-la: “Como vou confiar nessa fé pequenininha?”
Se Deus não confiasse em você quando você foi gerado, você não existiria hoje. Éramos microscópicos no ventre de nossa mãe. Nossa fé é igualzinha a uma criança que começa microscópica no ventre da mãe. Ela é sustentada e cresce; se desenvolve e um dia vem à luz. Assim também precisamos semear nossa fé pequenina como a semente de mostarda. É preciso que as obras da fé colaborem para que então ela venha à luz.

                                                                Deus abençoe você!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Combatentes na fé" de monsenhor Jonas Abib)

domingo, 11 de março de 2012

Os 7 "A"s para aguardar a vinda do Senhor


Os 7 “as” para aguardar o Senhor “Antes de vim como o Justo Juiz, virei com a misericórdia”, é o que diz Jesus.

Jesus nos pede para entregarmos as nossas misérias a Ele. Dê o seu coração a Deus. Sem entrega não receberemos o que necessitamos.
São Jerônimo, aquele que traduziu a Bíblia do grego para o latim, passou os últimos dias de sua vida na gruta de Belém onde Jesus nasceu. Ele teve uma grande experiência com Jesus misericordioso, na qual Jesus pediu a ele os seus pecados.

Ainda não nos acostumamos com a misericórdia de Deus, é algo que não conseguimos compreender humanamente.
Nossa vida neste mundo, para nós católicos, é passageira, a nossa fé professa a vinda de Jesus nesta terra, isso não é o fim do mundo.
E para você aguardar a volta de Jesus vou lhe dá algumas dicas, são os 7 “As” para a aguardar a vinda de Jesus:

Primeiro 'A': Abra-se a misericórdia de Deus. João Paulo II pediu que o fogo da misericórdia de Deus alcançasse os nossos corações, e ainda disse que não tínhamos noção do que estar a nos aguardar.

Segundo 'A': Precisamos acreditar, confiar como nunca confiamos. Precisamos viver esta confiança desde de já, vamos treinando na espera d'Ele.

Precisamos ter fé como Jairo, aquele que Jesus ressuscitou a filha, mas para que isso acontecesse, Jairo precisou acreditar, assim diz o Evangelho, e ainda diz que muitos o diziam: “Jairo, não adianta, sua filha já morreu”. Mas ele teve fé. Sem a fé, sem a confiança não temos como alcançar a misericórdia. A sua fé e a sua confiança alcançam a misericórdia.

Terceiro 'A': Precisamos no aproximar do Senhor, uma aproximação de coração a coração. É a sua miséria no abismo da Sua misericórdia. Jesus diz: “aproxima-se de mim os maiores pecadores”. No Evangelho a pecadora e prostituta, recebeu o privilégio de encontrar com Jesus e Sua misericórdia, ela a aproximou de Jesus, chorou, e com as lágrimas lavou os pés de Jesus. Derrame o seu coração diante de Jesus.

Quando o Senhor vier, Ele virá como o Justo Juiz, esse é um tempo da misericórdia. Não planeje sua conversão para amanhã, é agora o tempo da graça, não perca tempo.
Quarto A: É preciso agradecer por você está aqui, é preciso agradecer a Deus, ter um coração grato. Agradeça até pelo teu sofrimento, o tempo é urgentíssimo. Não perca tempo, agradeça por aquilo que você não entende.

Muitas vezes o sofrimento é para nossa conversão. Não há ressurreição sem cruz. Satanás que quer você brinque com Deus e adie sua conversão. Quinto A: Sua conversão precisa ser agora.

Um repórter chegou para João Paulo II e perguntou: “Santo Padre, não está na hora de abandonar a Cátedra de Pedro? O senhor está cansado”. E o Papa respondeu: Jesus não desceu da cruz no momento de sofrimento.

Sexto 'A': É necessário anunciar as maravilhas que Deus faz em nossas vidas, anunciar a misericórdia que experimentamos, para que mais pessoas se encontrem com Deus.

Sétimo 'A': É preciso aguardar o Senhor retornar. Aguarde e aguarde com fé. Aguarde vivendo estes 7 “as”, abrindo-se a graça de Deus, acreditando, aproximando, agradecendo, agora e anunciando.


Autor: Per. Ednilson
Fonte: Blog Trilhos do Céu

quinta-feira, 8 de março de 2012

Maria, exemplo de mulher


Dia 08 de Março, dia Internacional da Mulher!
Nesse dia tão especial, queremos aqui prestar a nossa homenagem a todas as mulheres.
Deus nos deu uma flor de presente chamada mulher.
E não existe exemplo maior do que a nossa amada Mãezinha, Maria Santíssima.

"Deus na sua infinita sabedoria criou a mulher para caminhar ao lado do homem e a ela, deu características que lhe são peculiares à sua essência, porém no decorrer dos tempos, essas características próprias da mulher foram se perdendo e o mundo foi criando uma nova imagem de mulher: uma mulher que é vendida e que se vende por pouco, uma mulher que deixou de viver o chamado de Deus na sua família e prefere viver para as falsas riquezas do mundo. 
Porém, em todo esse tempo, uma mulher continua apresentando ao mundo o real sentido de ser mulher, esta é Maria. Não foi à toa que Deus Pai a escolheu para ser Mãe do Salvador. Em Maria se encerra o sentido da feminilidade. Não uma feminilidade voltada à sensualidade, mas sim, voltada para a força, para o equilíbrio, para a delicadeza e por tantas outras qualidades próprias da essência feminina.
Deus Pai confiou à Maria a vida de Seu Filho único e, com todo amor, ela o educou e o formou. Jesus foi o homem que foi aqui na Terra, graças à Maria, pois Deus Pai em nada interferiu na passagem de Deus Filho aqui. Maria o educou, Maria o ensinou e, depois disso, Maria O acompanhou nos momentos mais dolorosos de Sua vida. Ela viu aquela criança que um dia foi afagada no seu colo ser açoitada e escarnecida pela humanidade. Neste momento, Maria nos mostra sua força. E mais, Maria mostra a todas as mulheres que hoje, vêem seus filhos, morrendo pelas drogas, pela depressão, ou mostra para aquelas mulheres que vêem suas famílias se acabando que é preciso ter força, que é preciso manter o equilíbrio, pois em momento nenhum Maria se desequilibrou ou gritou com alguém por estar maltratando seu filho. Ela esperou, esperou no silencio, Maria confiou em Deus.
Por isso, no dia de hoje, no qual lembramos a importância da mulher, que nós possamos pedir que Maria venha se apresentar a nós, filhas, netas, esposas, mães, avós, mulheres e nos ensine a sermos mulheres de verdade, negarmos o que o mundo quer que nós sejamos e abraçarmos a essência que Deus infundiu nos nossos corações quando nos criou.
Que Deus abençoe a todas as mulheres e que Maria seja sempre o exemplo que nós busquemos para sermos mães, filhas e servas de Deus."
Texto de: Patrícia Oliveira
Fonte: http://servosdosenhor.spaceblog.com.br

segunda-feira, 5 de março de 2012

A Quaresma é tempo para renovar nossa relação com Deus, recorda Papa Bento XVI


O Papa Bento XVI ressaltou que o tempo da Quaresma é “propício para renovar e melhorar o equilíbrio do nosso relacionamento com Deus, por meio da oração cotidiana, os gestos de penitência e as obras de caridade fraterna”.
Em seu breve discurso prévio à oração do Ângelus, na Praça São Pedro frente a milhares de fiéis ali reunidos, o Santo Padre fez uma exortação a ter “a paciência e a humildade de seguir todos os dias o Senhor, aprendendo a construir a nossa vida não sem Ele ou como se Ele não existisse, mas Nele e com Ele, porque é a fonte da verdadeira vida.”.
Bento XVI fez referência ao relato bíblico posterior ao Batismo do Jesus no Jordão, quando fica no deserto durante quarenta dias.
“O que pode nos ensinar este episódio? Como lemos no livro Imitação de Cristo, “o homem nunca é totalmente livre da tentação, até o fim da vida… Mas com paciência e verdadeira humildade, se tornará mais forte do que qualquer inimigo’”.
O Papa assinalou que a seguir, “Jesus proclama que “o tempo se cumpriu e o reino de Deus está próximo” (Mc 1,15), anuncia que Nele acontece algo novo: Deus se fez homem, de modo inesperado, com uma proximidade única e concreta, plena de amor; Deus se encarna e entra no mundo como homem e traz para si o pecado, para vencer o mal e reconduzir o homem ao mundo de Deus”.
Para o Santo Padre, “este anúncio é acompanhado por uma exigência: corresponder a esse dom tão grande. Jesus, de fato, acrescenta: “convertei-vos e crede no evangelho”; é o convite a ter fé em Deus e a converter todos os dias nossa vida a Sua vontade, orientando, para o bem, cada ação nossa e cada pensamento”.
Bento XVI também encomendou o caminho quaresmal a Maria Santíssima, para contar com seu amparo “nos ajude a imprimir em nosso coração e em nossa vida a Palavra de Jesus Cristo, para convertermos a Ele”.

Santificar o Sábado ou o Domingo?


Quantas vezes você já não deve ter ouvido coisas do tipo como:
“Guardarás o sábado, e o santificarás como te ordenou o Senhor, Teu Deus”, (Cf. Dt 5,12). A ordem é ou não é clara? Com qual autoridade – queria saber – a Igreja Católica adotou o domingo?
Talvez você não tenha tido resposta, ou mesmo a tendo não a conhecia por completo. A intenção deste breve esclarecimento de nossa Fé Católica é trazer ao conhecimento aquilo que nossa Tradição, Magistério e as Sagradas Escrituras nos falam a respeito e com isso termos a real, verdadeira e nítida noção do motivo pelo qual nós (Católicos) temos o Domingo como o Dia de Nosso Senhor.
SÁBADO
Antes de mais nada, a palavra “sábado” não indica um dia da semana, mas sim “repouso”. Por tanto seis dias de trabalho, depois descanso dedicado a Deus:
1.1. Em Hebraico, as palavras para sábado são: (a) SHABBATH, que significa (dia) de descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’ (Ex. 20:8). (b) SHABBATHON, tempo sagrado para repouso (Ex 31:15). Em Levítico 23:32 encontramos os dois termos usados juntos: SHABBATH SHABBATHON – O SÁBADO DE DESCANSO.
1.2. Em Grego as palavras são: (a) SÁBBATON – uma transliteração da palavra hebraica Shabbath. (b) SÁBBATA – pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”.
Assim como também nos afirma o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2168. O terceiro mandamento do Decálogo refere-se à santificação do sábado: «O sétimo dia é um sábado: um descanso completo consagrado ao Senhor» (Ex 31, 15).
2169. A Escritura faz, a este propósito, memória da criação: «Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que nele se encontra, mas ao sétimo dia descansou. Eis porque o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou» (Ex 20, 11).
O desenrolar do Antigo Testamento permeia toda esta importância dada ao sábado judaico e com isso o povo da época foi assim alimentando toda esta prefiguração que logo mais em Jesus Cristo tomaria um renovado e definitivo significado na plenitude da Revelação. Ainda é importante salutar o que o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA nos ensina a respeito da maneira que Nosso Senhor se portou em relação ao “sábado”:
2173. O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca viola a santidade deste dia. É com autoridade que Ele dá a sua interpretação autêntica desta lei: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado» (Mc 2, 27). Cheio de compaixão, Cristo autoriza-Se, em dia de sábado, a fazer o bem em vez do mal, a salvar uma vida antes que perdê-la. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus. «O Filho do Homem é Senhor do próprio sábado» (Mc 2, 28).
Desta forma fica caracterizado a melhor maneira de iniciarmos o entendimento do Domingo para nossa Fé Católica.
DOMINGO
Como vimos ainda a pouco Jesus era e é o dono do sábado, o que por pura lógica significava ter o poder de fazer do sábado o que bem entendia e bem sabemos que a liberdade de Jesus com referência ao sábado, foi um dos motivos da sua condenação, é só conferir os Evangelhos: Mateus 12,14; Marcos 3,6; Lucas 6,6-11.
Como veremos logo a seguir o principal motivo de hoje o “Domingo” ter se tornado para nós cristãos Católicos o dia do Senhor foi o motivo de sua Ressurreição, que para nós é o fundamento maior de nossa Fé:
2174. Jesus ressuscitou de entre os mortos «no primeiro dia da semana» (Mc 16, 2) . Enquanto «primeiro dia», o dia da ressurreição de Cristo lembra a primeira criação. Enquanto «oitavo dia», a seguir ao sábado, significa a nova criação, inaugurada com a ressurreição de Cristo. Este dia tornou-se para os cristãos o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor (Hê kuriakê hêméra, dies dominica), o «Domingo»
Assim o Domingo tornou-se o dia mais importante para o Cristianismo pois “Se Jesus não tivesse ressuscitado seria vã a nossa fé” (Cf. 15,14). Nisso a coerência levou os Apóstolos a preferi-lo para a celebração da Eucaristia, nas comunidades, e por conseguinte nossa Tradição continuou-lhes o costume, até declará-lo dia santo dos cristãos:
“Reunimo-nos todos no dia do Sol, porque foi o primeiro dia [após o Sábado judaico, mas também o primeiro dia] em que Deus, tirando das trevas a matéria, criou o mundo, mas também porque Jesus Cristo, nosso Salvador, nesse mesmo dia ressuscitou dos mortos.” São Justino (100-165)
“Os que viveram segundo a antiga ordem das coisas alcançaram uma nova esperança, não guardando já o sábado mas o dia do Senhor, em que a nossa vida foi abençoada por Ele e pela sua morte.” Santo Inácio de Antioquia (35-110)
“A Epístola de Barnabás (74 d.C.) um dos documentos mais antigos da Igreja, anterior ao Apocalipse, dizia: “Guardamos o oitavo dia (o domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” (Barnabás 15:6-8).
“O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol, também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação.” São Jerônimo (†420), (CCL, 78,550,52)
Assim, dessa forma as Sagradas Escrituras também nos trazem este entendimento acerca do Dia do Senhor:
“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro” (Mt 28.1).
“E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol” (Mt 16.2).
“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas” (Lc 24.1).
“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro” (Jo 20.1).
“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco” (Jo 20.19).
“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até a meia-noite” (At 20.7).
“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar (1Co 16.2).
Dessa maneira nossa Tradição, Magistério e as Sagradas Escrituras atestam mais uma vez a Verdade de nossa Fé Católica nos esclarecendo e afirmando aquilo que é a mais de 20 séculos a única e Verdadeira Igreja de Cristo e dos Apóstolos.

sexta-feira, 2 de março de 2012